Código: | LGP10005 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LPT | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira |
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Corpo docente: |
Ana Maria Mendonça Santos de Paiva Boléo |
Português
• Mobilizar estratégias de adequação enunciativa.
• Adquirir ferramentas de responsabilização enunciativa.
• Manipular corretamente instrumentos de recolha e de sistematização de informação.
• Produzir textos orais e escritos de géneros diferenciados, respeitando as suas propriedades configuradoras.
1. Usos orais e escritos da língua
a. Adequação dos discursos a contextos diversificados
2. Literacia da informação
a. Princípios éticos em contexto académico
b. Estratégias de pesquisa, seleção, tratamento e divulgação da informação
c. Normas para a elaboração de trabalhos académicos
3. Produção de textos orais e escritos
a. Géneros textuais para expor e para argumentar
i. Resumo
ii. Exposição Oral
iii. Artigo de Opinião
A unidade curricular pretende ser um espaço de aprendizagem, relativamente à compreensão e produção de textos. Uma vez que a prática textual implica situações de uso da língua oral e escrita, as oportunidades educativas a criar, através da compreensão e produção de diferentes géneros de textos, são potenciadoras do desenvolvimento das competências comunicativas dos estudantes.
• Aulas de natureza expositiva.
• Práticas de leitura e análise de textos modelares.
• Planificação, produção, revisão e edição de textos.
As necessidades comunicativas verificadas nos estudantes e/ ou por eles identificadas são o ponto de partida para o desenvolvimento de competências de análise e de síntese, promotoras do seu sucesso académico e profissional.
• Participação nas aulas e nas atividades propostas – 10%
• Prova escrita individual – 40%
• Trabalho de pesquisa escrito em grupo - 25%
• Apresentação oral do trabalho de pesquisa – 25%
Presencial. Os estudantes devem comparecer a 75% das aulas, sendo que os estudantes trabalhadores devem informar a/o docente no início do semestre para combinar como organizar o trabalho a desenvolver.
Adragão, J.V. (1998).Língua Portuguesa ¬ Gramática de Uso. Setúbal: ESE¬IPS.
Aguiar e Silva, V. & Costa, J. (2008).Dicionário Terminológico. Lisboa: Ministério da Educação. Cardeira, E. (2006).História do Português. Lisboa:Caminho.
Coulmas, F. (ed) (1997).The Handbook of Sociolinguistics. Oxford: Blackwell.
Cunha, C. & Cintra, L. (1984). Nova Gramática do Português Contemporâneo. Lisboa:Sá da Costa. Duarte, I.(2000).Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa:U.Aberta.
Faria, I.H. & outros (org.) (1996).Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
https://www.youtube.com/user/BaleiaV/videos
https://www.infopedia.pt/
https://dicionario.priberam.org/
http://www.portaldalinguaportuguesa.org/
Devido ao surto de COVID-19, passaram a ser aplicadas atividades de Ensino a Distância (EaD) através do uso das plataformas Moodle e Zoom.
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